Somos marca registrada. E faz tempo.
A marca da tua empresa é o que te identifica, o que te diferencia dos outros: teu nome e sobrenome, tua impressão digital, tua carteira de identidade.
A marca da tua empresa é teu patrimônio mais importante, te dá credibilidade, protege teu negócio e garante a tua propriedade intelectual.
Uma das primeiras atitudes que qualquer empreendedor deve ter, seja do porte que for, é providenciar o registro para proteger sua marca.
Nós aqui da navecomunica fizemos isso na origem, e temos a nossa nave registrada e garantida.
É importante pensar nisso desde cedo, não interessa o tamanho do seu negócio – nenhuma empresa nasce pensando em não sair do lugar, né? Os negócios podem ser pensados para não ser grandes, mas isso não os impede de serem baita.
Ninguém sabe é o que vai acontecer no futuro então é importante se resguardar.
“O valor da marca é intangível, e muitas empresas, infelizmente, só se dão conta disso ao terem problemas de registro”, explica Ana Maldonado, designer, sócia da navecomunica e professora da área na ESPM, em Porto Alegre.
“Marcas não podem ser substituídas e o seu valor depende da reputação que a empresa construiu ao longo dos anos em que atua, se posiciona e se valoriza no mercado. “O registro de marca é o que vai assegurar que esse ativo permaneça na empresa. É o registro no INPI que dá às empresas essa proteção”, pondera Felipe Schumacher Dias de Castro, diretor Jurídico da Audita Assessoria Empresarial.
“A incomodação, o trabalho e os eventuais prejuízos financeiros que podem vir como consequência de um não registro de marca são incalculáveis”, argumenta Ana.
Vale salientar também que toda empresa sem registro de marca, mesmo a utilizando há muitos anos, corre o risco de perder o direito de uso: a propriedade sobre a marca só é adquirida quando há o registro.