Quando a mente alucina
Talvez esse título tenha ficado um pouco forçado. Ou não.
Quem escreve vai entender, quem é jornalista sabe da sensação que estou falando.
Começa assim: uma história te seduz, te conquista, te faz esquecer de tudo: te aprisiona. Um assunto que não te deixa respirar outros ares, te sufoca, ocupa tuas 24 horas do dia, te faz sonhar e ter pesadelos.
Algo que nunca fez parte da tua vida, uma história completamente diferente da tua, um estilo que não tem nada a ver com o teu, mas que assim, num passe de mágica, muda tudo ao teu redor.
Assim é a vida de um jornalista.
E é assim que somos capturados pra dentro da vida de Vivian Kent – sim, a meu ver a grande personagem da série Inventando Anna, novidade da hora no Netflix. Não que Anna Delvey, ou Sorokin, ou seja lá qual seja o sobrenome real dela não seja uma grande personagem, mas a repórter é.
E se é.
Uma pessoa comum como todas, mas que quando é fisgada empresta sua vida. Porque nós, jornalistas, somos assim, emprestamos nossas vidas, ficamos tomados temporariamente por outras histórias, dilemas, problemas.
Somos hospedeiros.
E Inventando Anna é um hotel de luxo – a começar por eles. Alguns dos melhores do mundo passam pelos nove episódios da série, assim como algumas das mais prestigiadas marcas – da moda, do mercado financeiro, da gastronomia, da arquitetura.
A transformação na vida de Vivian, do marido dela, dos colegas de trabalho – jornalistas old school esquecidos no fundo da redação, fontes ambulantes, enciclopédias da vida, referências humanas que provam que há (muita) vida e inteligência fora do google – das pessoas que cercavam Anna, dos pequenos e grandes golpistas quem sabe mais golpistas que ela, daqueles que viam a cobiça antes de tudo, dos que querem só o dolce far niente, dos que brincam de trabalhar, dos que trabalham pra brincar, dos que efetivamente trabalham.
Não vou mais falar nada, apenas vejam.
Iventando Anna é uma série sobre golpes, sobre esperteza, sobre sacanagem, sobre cobiça, sobre vida boa, sobre amizade, sobre ganância.
Mas mais do que tudo, Inventando Anna é uma série sobre bom jornalismo.