Comunicação, Gastronomia e Pandemia
Em 2020, o mundo mudou tanto que ficou impossível ignorar as notícias – mesmo que alguém quisesse. Isso só fez crescer ainda mais a importância e a necessidade do jornalismo, praticado em todas as suas nuances: ouvir todos os lados, reportar, informar, opinar – sim, opinar, e deixar que cada cidadão escolha que opinião ouvir. Mas, basicamente, contar histórias – além de confirmar, confrontar e desmascarar a onda de fake news que assola a cidade, o país, o mundo.
E algumas das mais belas histórias envolvem a gastronomia: amamos. Mas nesse vácuo de tempo em que nos encontramos, os relatos não foram e não têm sido os mais belos. O que encontramos ao explanar as angústias e demandas dos empresários donos bares e restaurantes são histórias sobre vidas, incertezas, sonhos, medos e preocupações. O setor de Alimentação Fora do Lar foi um dos mais atingidos, tendo que se adaptar, reinventar ou fechar as portas por tempo indeterminado – mais muitos, infelizmente, para sempre. Por trás de cada estabelecimento, uma história, ou várias delas. Cada CNPJ com um pelo menos um funcionário em casa sem poder trabalhar. E cada empreendedor sem saber como manter o próprio negócio sem receber clientes. O compromisso da nave sempre sempre foi o de compartilhar essas histórias com bastante cuidado: sabemos que toda estatística é composta de pequenas realidades – não são apenas números, são nomes, sobrenomes, são vidas.
No último ano, estivemos lado a lado com a Abrasel no RS buscando contribuir e dar visibilidade às necessidades do setor de Alimentação Fora do Lar. Nos últimos dois meses, por exemplo, foram 136 citações na mídia. Em média, foram mais de duas notícias por dia trazendo relatos de empresários do ramo, pesquisas, reivindicações, ações e outras pautas construídas com colegas que entendem a importância de dar espaço para uma categoria que precisa de ajuda. Ainda não acabou. A pandemia segue e muitas pessoas continuam lutando para manter seus negócios, empregos e sonhos vivos. Do lado de cá, seguiremos lado a lado com a Abrasel no RS contando essas histórias e torcendo pra que, em um futuro próximo, todo mundo possa se reunir em uma mesa de bar pra comemorar o fim da pandemia.